A unidade está situada no município de Piumhi e tem uma potência instalada de 3,3MWp
Já está em operação a Usina Fotovoltaica (UFV) totalmente projetada, desenvolvida e operada pela NEC Energia, joint venture formada pela CEI Energética e Nebras Power. A UFV Piumhi conta com o que há de mais moderno no mercado de solar, com cinco mil painéis fotovoltaicos, instalados sobre tracker.
O evento de inauguração, realizado ontem, 30 de julho, contou com a participação de José Cirineu Silva, vice-prefeito de Piumhi, Gustavo Pondello, da Agência de promoção de investimento do governo de Minas (Invest Minas), Fausto Torres Magalhães Avelar, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais e de colaboradores da empresa. Romero Ferreira, CEO da NEC Energia e da CEI Energética, destacou que o diferencial do projeto é que todo o processo, desde o desenvolvimento, à construção e implantação da UFV Piumhi foi realizado pela NEC Energia. “Esse trabalho envolveu várias áreas da empresa. Além disso, a operação também será feita por nós, através da BEI, braço de automação, operação e manutenção de usinas da NEC”, explicou.
Romero destaca ainda que a primeira usina fotovoltaica desenvolvida totalmente pelo grupo comprovou que a NEC possui toda expertise necessária para desenvolver novos empreendimentos na área, uma vez que o projeto ficou pronto dentro do prazo e orçamento estipulado, e no primeiro mês de operação a usina produziu a quantidade de energia planejada. “As nossas equipes demonstraram que estamos prontos para avançarmos no desenvolvimento de novos projetos como a UFV Piumhi, que contou com um aporte de R$ 20 milhões. Aliás, já avançamos, estamos desenvolvendo 10 novas UFVs, previstas para este ano”, concluiu.
Maurício Halewics, CFO da Nebras Power no Brasil, ressaltou a importância desse projeto. “Esse empreendimento demonstra para nós, para os acionistas, para comunidade e para os stakeholders que temos toda capacidade para seguir em frente com projetos desse porte e ainda maiores em Minas e em todo país”, acrescentou.
Segundo Henrique Sollero, gerente de Implantação da NEC, por ser a primeira UFV construída pelo Grupo, um dos desafios do projeto foi a definição de um padrão de usina que otimizará a operação e manutenção. Ele ressalta que um dos grandes benefícios desse projeto é a estruturação de um novo modelo de negócios para a NEC, voltado para os consumidores em baixa tensão, ou seja, pessoas físicas residentes em casas ou apartamentos, comércios e pequenas indústrias. “A entrada em operação da UFV Piumhi permitirá que clientes residenciais também tenham acesso à energia renovável gerada por nossa empresa, de maneira mais barata, com descontos, sem riscos e sem a necessidade de obras”, explica.
Desenvolvimento de Minas Gerais
Para o vice-prefeito de Piumhi, José Cirineu, a usina traz desenvolvimento sustentável para a cidade e gera oportunidades. “É um orgulho pra nossa cidade atrair investimentos desse porte e que produz energia limpa, além disso, a construção da usina movimentou a economia local e gerou empregos em nossa região”.
Para Gustavo Pondello, do Invest Minas, Agência de Promoção de Investimentos do Governo de Minas Gerais ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, a UFV Piumhi “é uma prova de que Minas Gerais está se consolidando cada vez mais como um polo estratégico em setores como energia solar”.