Grupo entra em últimos passos de implantação da sua primeira usina solar. A UFV Piumhi (3,3MWp) está situada no município de mesmo nome, localizada a 260km de Belo Horizonte.
O projeto está na etapa final de construção, cujas atividades já concluídas incluem a montagem dos módulos fotovoltaicos, conexão dos equipamentos elétricos, testes de comissionamento e limpeza final da planta.
O Grupo aguarda a conclusão da conexão com a rede de distribuição da Cemig para iniciar a geração da usina solar.
Segundo Henrique Sollero, gerente de Implantação, por ser a primeira UFV construída pelo Grupo, um dos desafios do projeto foi a definição de um padrão de usina que otimizará a operação e manutenção dessa e das próximas usinas.
Outro grande desafio enfrentado foi a volatilidade e escassez de mão de obra nas frentes de trabalho necessárias, problema esse que foi contornado com a atuação de fornecedores experientes e que já aturam com o Grupo em momentos críticos.
“Ao longo da implantação, contamos com a participação ativa da BEI, que trouxe sua expertise de O&M na construção e aplicação deste modelo, que passa pela escolha de equipamentos, recursos de proteção e arranjos de projeto”, destaca Sollero.
A UFV Piumhi conta com o que há de mais moderno no mercado de solar, como inversores com tecnologia tracker, que permitem maior aproveitamento da incidência solar.